Governança e empresa familiar
- FranzimConsultoria
- 27 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
A transição em empresas familiares é um processo complexo, envolvendo a continuidade da gestão entre gerações, em processo que abrange tanto aspectos empresariais como questões emocionais, devido à dinâmica familiar envolvida. Nessa transição, a governança corporativa desempenha um papel fundamental ao estabelecer uma base sólida para a continuidade da empresa, tomando decisões estruturadas e gerindo potenciais conflitos, com a criação de uma estratégia formal de sucessão, onde o futuro sucessor é preparado de forma adequada.
Para evitar que questões emocionais prejudiquem a estabilidade da empresa, a governança implementa processos de comunicação e resolução de disputas, como a criação de um conselho de família, com reuniões periódicas para discutir temas sensíveis e alinhar interesses, ou a busca de mediação externa, trazendo imparcialidade ao processo de gestão de conflitos.
A governança também incentiva a separação clara entre propriedade e gestão da empresa, e a criação de um conselho de administração para supervisão estratégica e adoção de melhores práticas administrativas.
Por fim, a governança visa o planejamento a longo prazo, com práticas rigorosas de gestão de riscos e planejamento tributário e sucessório.
Nossa equipe está apta a tudo assessorar na roupagem jurídica das diversas estruturas da governança corporativa, a fim de facilitar a transição geracional, mantendo o legado familiar e garantindo a continuidade do negócio.
Comentários