banner_quemsomos_crop22.jpg

PUBLICAÇÕES

 

Cartórios aderem a reconhecimento de firma digital

Desde o dia 07/06/2022 é possível realizar o reconhecimento de firma digitalmente em cartórios de notas no país, diretamente na plataforma online que permite digitalizar um documento para o tabelionato e assiná-lo eletronicamente.


Segundo o Presidente do Colégio Notarial do Brasil da seção São Paulo, "a novidade traz maior comodidade e agilidade à população, que não precisará mais se deslocar até o cartório para obter a assinatura: Agora o tabelionato está dentro do celular dos usuários".


Para realizar o reconhecimento de assinatura eletrônica, o usuário precisa ter um certificado digital notarizado, que pode ser emitido gratuitamente pela plataforma e-notariado.


No procedimento, o tabelião identificará o cidadão, que será vinculado ao certificado. O documento tem validade de três anos.


Com o certificado em mãos, através da mesma plataforma, é necessário enviar o documento que precisa ter a assinatura reconhecida, indicar quais são as pessoas que precisam assiná-lo e enviar a assinatura eletrônica. E após, enviar o documento ao destinatário final.


O serviço tem valor estabelecido por lei estadual em cada um dos estados do país.